PROECOS

PROECOS

Seja bem vindo ao nosso Blog

Bem-vindo ao Blog do PROECOS


Acolhida Cidadã do curso de Ciências Biológicas Licenciatura - 2013


 BIXOS 2013 - BIOLOGIA LICENCIATURA - FURG
 

O PROECOS participou da Acolhida Cidadã da FURG recepcionando os alunos do curso de Ciências Biologicas Licenciatura. Os novos acadêmicos participaram do Teatro-Imagem, uma das modalidades de Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Logo após, acompanhados pelo "Coringa" do "Grupo de Teatro Interativo Chá de Alecrim" fizeram uma trilha ecológica pelo campus Carreiros, discutindo a riqueza de ambientes, a biodiversidade, e os problemas de alterações ambientais no campus. Posteriormente a caminhada, foi construída uma cápsula do tempo, com mensagens de todos os novos acadêmicos, que será entregue a eles na ocasião de sua formatura.


Equipe PROECOS na preparação para a recepção dos alunos 


O TeAtrO do OpRiMido
de Augusto Boal


O Teatro do Oprimido, criado pelo dramaturgo Augusto Boal, é um dos métodos teatrais mais difundidos e praticados no mundo e uma forma de se fazer teatro em favor da população que sofre algum tipo de opressão. O método estético, criado por Boal, sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais, os quais objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes e a democratização do teatro, além de estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva com o público.
Fonte: http://chadealecrim.blogspot.com.br/


O TeAtrO ImAgEm
No Teatro-Imagem, a encenação baseia-se nas linguagens não-verbais. essa foi uma saída encontrada por Boal para trabalhar com indígenas, no Chile, de etnias distintas com línguas maternas diversas que participavam de um programa de alfabetização e precisavam se comunicar entre si. A partir da leitura da linguagem corporal, busca-se a compreensão dos fatos representados na imagem, que é real enquanto imagem. A imagem é uma realidade existente sendo, ao mesmo tempo, a representação de uma realidade vivenciada.

A IMAGEM




SPECTATORS

O CORINGA
  

AÇÃO





IMAGEM IDEAL 
para os alunos da Biologia Licenciatura


Apresentação do PROECOS




Trilha pelo campus com o CORINGA


Como ponto de partida os calouros da Biologia receberam informações a respeito da fauna e flora do Lago dos Biguás. O lago tem sido utilizado como ferramenta alternativa de ensino nas atividades de campo do PROECOS devido a suas carcterísticas líminicas assemelharem-se aos ecossistemas aquáticos regionais.

                                      


 
 


Logo em seguida foram discutidos assuntos sobre a fragilidade dos ecossistemas em relação as alterações antrópicas. As margens do Lago do Biguás, o Coringa exemplificou o tema com o crescimento massivo de macrófitas aquáticas sobre o lago.


 
 
 







No caminho da trilha passamos por uma das áreas alagadas do campus Carreiros onde foi apresentado aos alunos alguns conceitos sobre a Ecologia de Áreas Alagadas e uma pequena explanação sobre a Convenção RAMSAR (1975), cujo tratado intergovernamental estabelece um quadro de ações nacional e de cooperação intrnacional para a concervação e utilização racional das zonas úmidas e seus recursos. Durante a explanação sobre os banhados houve interatividade entre a equipe e os alunos.




  
 
 
 
  
 
 





A Cápsula do Tempo

Os calouros deixaram  guardadas na garrafa mensagens sobre suas perspectivas quanto ao curso que se inicia. A "Cápsula do Tempo" ficará sob os cuidados do Coringa e as mensagens serão entregues aos alunos na ocasião de sua formatura.











Mais notícias: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=21119

Nenhum comentário:

Postar um comentário